segunda-feira, 21 de novembro de 2011

4º Congresso da UESES e Etapa Capixaba do 39º Congresso da UBES


Secretário Estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa,
fala na abertura do Congresso
Neste fim de semana foi realizada, no IFES Campus Vitória, a etapa estadual do 39° Congresso da UBES junto ao 4º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo – Ueses. Prestigiado por entidades e autoridades políticas capixabas, o debate sobre a manutenção dos royalties do petróleo no estado foi marcado por um ato político de abertura, com a presença do Secretário Estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa, do Subsecretário Estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano, e do Subsecretário de Esportes, Anderson Falcão. Além de do Diretor Geral do IFES Vitória, Ricardo Paiva, e representantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Simpro-ES (Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo) e da Famopes (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo).

Secretário Estadual de Transportes e Obras Publicas,
Fabio Damasceno, anunciou o Passe Livre para estudantes
de cursos técnicos e superiores
O congresso também recebeu o Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, que, representando o Governador Renato Casagrande, anunciou o passe-livre para os estudantes de cursos técnicos e superiores e o novo Conselho Metropolitano de Transporte Urbano - COTAR, onde a UESES passa a ter cadeira efetiva junto às Centrais Sindicais e Movimentos Populares, num conselho paritário entre Sociedade Civil Organizada, Poder Público e Empresários do Transporte. A conquista foi muito comemorada pelas entidades estudantis, uma vez que constituiu desdobramento da posição coerente do movimento social organizado, no mês de junho de 2011, quando grupos de anarquistas e esquerdistas aproveitaram-se da justa bandeira histórica dos estudantes para realizar passeatas em Vitória, de forma intransigente e irresponsável.
UESES rumo a mais vitórias
Vale destacar o que a campanha alcançou mais de 180 mil estudantes, de cerca de 45 dos 78 municípios. A plenária final elegeu, por unanimidade, a nova diretoria da UESES, que tem como novo presidente o estudante do Ifes Vitória e Diretor da UBES no estado, Marcos Paulo Silva. Também definiu-se a participação dos estudantes no 39º Congresso da UBES, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário